Lançado no Conafut (Confederação Nacional de Futebol), “Donas do Jogo”, de Suleima Sena, inspira e emociona com legado feminino no mundo da bola.
Mais de 100 nomes de atletas, jornalistas, fotógrafas, árbitras centrais ou bandeirinhas, narradoras, gestoras e comentaristas estão gravados nas páginas da “Donas do Jogo”, segundo livro de Suleima Sena. A obra mostra trajetórias de mulheres marcantes no esporte e como elas se entrelaçam para a derrubada de preconceitos, permitindo que o campo seja cada vez mais aberto para a presença feminina.
Lançado no Conafut, principal conferência nacional voltada exclusivamente para a indústria do futebol, o livro foi comemorado por quem conhece esporte e marcou presença. Rodrigo Molina, sócio da escola The 360, Mia Lopes, CEO da Afro Esportes, Mariana Amaral cofundadora da Etiqueta Certa, Priscila Menin, presidente da Invest Brasil e Priscila Souza, fundadora da Black HR Brasil, foram alguns dos profissionais que foram buscar o livro em primeira mão.
Como parte do lançamento, Suleima participou de uma roda de conversas com a agente de futebol Maila Machado e a ex-assistente e diretora da comissão de arbitragem da Federação Paulista de Futebol, Ana Paula Oliveira.
Mais do que cobrir esporte, há mais de 20 anos Suleima sempre brigou para colocar pautas femininas nas redações por onde passou. Isso foi o alicerce do trabalho que realiza hoje no canal e podcast Donas do Jogo e a origem do livro. “São mulheres visionárias, com histórias maravilhosas do futebol feminino em todas as formas de superação, motivação, representatividade e trabalho dentro e fora de campo escritas por aquelas que possuem entendimento estratégico do esporte”, explica a autora que pretende inspirar meninas e mulheres apaixonadas pela bola a seguirem em busca de seus sonhos.
A jornalista que sentiu na pele o preconceito também guarda memórias inesquecíveis, como o Maracanã lotado, conhecer o rei Pelé, entrevistar Rivelino, estar em Londres curtindo Wembley, cobrir jogos da seleção ou ir ao estádio levando a filha que vibra junto ao torcer pelas meninas.
Futebol Feminino em Clima de Festa – Com o Brasil em contagem regressiva para sediar em 2027 a Copa do Mundo Feminina, que promete ser um dos maiores eventos esportivos que o país já recebeu, e a um mês de ver a estreia da Seleção Feminina nos Jogos Olímpicos de Paris, “Donas do Jogo” traz à luz como as mulheres já vêm há muito tempo construindo histórias potentes em campo – ou nos temas que se relacionam ao esporte que é paixão nacional.
Com o lançamento de “Donas do Jogo”, a autora convida o público a se unir à luta por um futuro mais justo e igualitário para o futebol feminino. A obra tem o potencial de influenciar positivamente a percepção do esporte e inspirar novas gerações de mulheres a perseguirem seus sonhos.
Sobre a Autora – Suleima Sena é jornalista esportiva com mais de 20 anos de experiência. Baiana radicada em São Paulo, é autora do livro “De Trivela e sem Firula: Cenas de Amor, Futebol e Outras Histórias”, ela se destaca por sua paixão pelo futebol feminino. Em sua obra mais recente, “Donas do Jogo”, Suleima dedica-se a dar voz às mulheres que estão moldando a história do esporte, buscando inspirar outras a perseguirem seus sonhos e desbravarem novos horizontes no universo do futebol. Tem no currículo coberturas como a Finalíssima em Wembley, primeira finalíssima feminina da história, Campeonatos Brasileiro séries A1, A2 e A3, Libertadores Feminina, Campeonato Paulista, Supercopa Feminina, Copinha, Ladies Cup, além de cobrir a Seleção Feminina de Futebol. Passou por veículos como Jovem Pan São Paulo, CBN Salvador, Rede Brasil, onde apresentou o RB ESPORTE com Fernando Vanucci e Página 1 Esportes. Apresenta hoje o podcast Donas do Jogo e é uma das maiores autoridades em futebol feminino do Brasil.
Créditos Theo Daolio
Deixe um comentário